quarta-feira, 25 de setembro de 2013

DESIDATRAÇÃO E SECAGEM DE ALIMENTOS 

 COMO SURGIU ESSE PROCESSO DE CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS?

A secagem é um dos processos mais antigos utilizados pelo homem na conservação de alimentos e, nesta área, o produtor rural tem enfrentado uma série de problemas, tais como: produtos contaminados por micro-organismos, equipamentos inadequados com certo grau de dificuldade operacional e falta de conhecimentos técnicos mínimos em termos quantitativos e qualitativos.

COMO E FEITO O PROCESSO DE DESIDRATAÇÃO E SECAGEM?

Na desidratação e secagem procura-se remover ou diminuir a quantidade de água no alimento. Como esta é essencial para a vida, evita-se que sejam criadas condições propícias para o desenvolvimento dos microrganismos. A dinâmica básica do processo de secagem e desidratação consiste em colocar o produto num local onde passe um volume de ar seco e quente. Assim o produto é aquecido, o que promove a transferência de umidade para o ar. É mais usado na conservação de carnes, peixes e grãos. Pode ser feito naturalmente, deixando o alimento ao sol ou num local seco, ou adicionando previamente sal de cozinha (cloreto de sódio) ao alimento. O sal também desidrata o alimento por osmose e cria um ambiente desfavorável à sobrevivência dos microrganismos. O bacalhau e a carne-seca são conservados por esse processo.

COMO É POSSIVEL CONSERVAR OS ALIMENTOS ASSIM?

 Eles se conservam naturalmente por estarem desidratados, ou seja, sem água e secos. Não havendo umidade não haverá bolor, mofo, etc.
BANANA DESIDRATADA           MANGA DESIDRATADA         
MAMÃO DESIDRATADO


http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20091004114245AAE6nWr

   GRUPO: Bruna Costa| nº: 02 Juan Lucas| nº: 16 Pedro Souto| nº: 26

12 comentários: